Você | O que tá acontecendo como o Joe Goldberg? - De olho no assunto

De Olho

  • nos Filmes
  • Séries
  • Doramas
  • no Assunto!

Destaques

Post Top Ad

domingo, 19 de março de 2023

Você | O que tá acontecendo como o Joe Goldberg?

Olá meus queridos ceis tão bãozinho?!

Eu estive passeando pelos grupos de cinéfilos por ai e percebei que havia um zum zum zum em torno de YOU, a famosa série da dona do Tudum, isso porque recentemente a quarta temporada foi lançada e as novidades chegaram de fato a mexer com a cabeça da galera.

Eu acompanho a série desde seu lançamento e cheguei a fazer um post falando sobre como tinha sido estranha a minha experiência em assisti-la. Clique para conferir.

Mas hoje, depois de 4 temporadas será se mantenho a mesma percepção?

Bom, aproveitando o tema das discussões dos grupos quero criar uma linha de raciocínio com você, Joe é ou não é um psicopata? Pergunta que não quer calar!

Confesso que o post de hoje vai ser um tanto desafiador, afinal não é todo dia que a gente se mete a analisar um ser tão complexo como o pequeno Joe 😊.

Já adianto que vai ter SPOILER!

Para começar vamos relembrar a trajetória de YOU até aqui



Título: You
Temporada: 1
Formato: Série / 10 episódios
Ano produção: 2018
Dirigido por: Greg Berlanti, Sera Gamble
Duração: 42 minutos
Países de Origem: EUA
Gênero: Drama criminal/ Suspense/ New Adult

Na primeira temporada de YOU fomos apresentados a Joseph Goldberg, um rapaz comum, amante dos livros e encantador (e acreditem, a princípio o estilo literário e narrativo em que a série se desenrola só reforça esse ar culto e misterioso, assim como um bom romance).
Mas... a coisa muda de figura com o surgimento de Guinevere Beck, uma aspirante a escritora que mexe com a cabecinha do nosso querido Joe, mostrando seu lado sombrio, algo que ainda não nos tinha sido revelado.
Stalker, assassino e minuciosamente cuidadoso este é o Joe.
A partir daqui já definido como psicopata, mas será?



Título: You
Temporada: 2
Formato: Série / 10 episódios
Ano produção: 2019
Dirigido por: Greg Berlanti, Sera Gamble
Duração: 42 minutos
Países de Origem: EUA
Gênero: Drama criminal/ Suspense/ New Adult

A segunda temporada para mim foi uma das mais relevantes até aqui...
A gente já percebeu que Joe tem um problema seríssimo com mulheres, mas é claro que isso precisava ser melhor explorado e foi...
Depois de matar Beck e ainda finalizar o projeto literário da guria Joe desperta alguns fantasmas do passado, dentre eles Candece sua primeira namorada (a quem ele acreditava ter matado anteriormente) e sua mãe, uma pista importantíssima  para entender as motivações bizarras de nosso protagonista.
É, foi uma temporada bem agitada, mas a coisa não acaba aqui...
Mesmo lidando com seus traumas e ex namorada ressurgida da morte ele ainda teve tempo de se apaixonar de novo, por Love Quinn.
Stalker, assassino, traumatizado e apaixonado Joe.



Título: You
Temporada: 3
Formato: Série / 10 episódios
Ano produção: 2021
Dirigido por: Greg Berlanti, Sera Gamble
Duração: 42 minutos
Países de Origem: EUA
Gênero: Drama criminal/ Suspense/ New Adult

E num é que Joe achou a tampa da sua panela!
Nesta temporada Joe e Love por fim constituem família, ambos são conectados, mesmos ideais, mesmas percepções distorcidas da vida rsrs.
Mas conviver com o pessoas que espelham nossas características nem sempre é tão simples assim e disso eles entendem, mesmo com tanto esforço e terapia a coisa não deu bom.
A culpa teria sido da nova aposta de Joe Marienne? 
Stalker, assassino, viúvo,  pai  e novamente apaixonado Joe. 



Título: You
Temporada: 4
Formato: Série / 10 episódios
Ano produção: 2023
Dirigido por: Greg Berlanti, Sera Gamble
Duração: 42 minutos
Países de Origem: EUA
Gênero: Drama criminal/ Suspense/ New Adult

Eita, cadê o Joe?
Apresento a você Jonathan Moore, um professor universitário (disfarce ficou a cara dele né rsrs).
Sim, depois de se passar por morto pelas  mãos de sua finada esposa Joe precisa se reinventar, mudar os ares, o nome e a vida, mas algo dentro dele ainda vibrava fortemente, seu amor por Marienne.
Nessa temporada ele até encontra a bonita que foge dele como diabo fugindo da cruz, mas é claro que a história não ia acabar sem levar o Joe a suas raízes, e agora a responsável por isso é Katherine Galvin.
Stalker, assassino, perseguido,  surtado, suicida e mais uma vez apaixonado Joe. 


Análise 

Joseph Goldberg nos é apresentado como um homem que traz muitas qualidades "desejáveis" para um possível relacionamento, não é a toa que mesmo depois que a série começa a explorar seus comportamentos duvidosos o cara ainda tem a simpatia do público.

Então aqui vamos abrir o primeiro parênteses...

Joe pode ser um psicopata?

Bem uma das características mais marcantes nesse distúrbio é o egocentrismo, a falta de empatia e  de remorso, quando olhamos para o pequeno Joe vemos essas características?

Joe passa a temporada inteira tentando "proteger " a pessoa que escolheu amar, apenas a sensação de rejeição e abandono é que desperta nele um lado instintivo para impedir que a separação aconteça, ainda assim não vemos ele sentir prazer ao chegar ao ato criminoso, muito pelo contrário, ele fica "arrasado", ele sente remorso.

Na primeira temporada  além de observarmos alguns pontos interessantes: como a necessidade que ele sente de stalkear seus alvos, fica clara também uma parafilia: o voyeurismo, para simplificar a prática do voyeurismo consiste em sentir prazer ao ver outra pessoa em situações intimas, se despindo, praticando ato sexual ou nuas sem que a mesma tenha consciência de  que está sendo observada, porém isso só é considerado transtorno se causa prejuízo a integridade do praticante e do alvo, ainda assim a série não dá grande ênfase a essa questão...

Então observando esses pontos, a principio penso que não, ele não é um psicopata.

Obsessivo sim!

Para trazer um objeto comparativo vamos pensar em Hanibbal Lecter, ele é um psicopata.

Vamos seguindo...


Na segunda temporada temos a chave para entender um pouquinho da mente de Joe.

Tem a obsessão pela Love? Tem.

Tem ele fugindo da Candace? Tem.

Mas no meio dessa bagunça tem a mãe dele aparecendo em flashes e o pobre Joe tentando proteger Ellie Alves assim como fez com Paco na primeira temporada (detalhe proteger contra abusos praticados por adultos)

Joe teve uma infância difícil, sua mãe era extremamente negligente e seu padrasto bastante violento, e o pequeno Joseph presenciava esses abusos constantemente até que tentando acabar com essa situação ele atira no seu padrasto e é abandonado por sua mãe para adoção.

Temos um trauma aqui? SIM.

Obvio que trazer essas questões com riqueza de detalhes ia depender de uma analise bastante minuciosa, mas com aquilo que a série nos oferece já podemos perceber algumas questões:

- Joe tem questões com a mãe, ele foi abandonado ao tentar protege-la 

- Joe busca mulheres para se relacionar que em sua maioria parecem precisar de quem as proteja

- Joe acaba matando as mulheres a quem jura amor ao perceber que pode ser rejeitado ou abandonado

E isso segue um padrão a toda temporada...

Além disso vemos Ellie e Paco, "crianças" vitimas de abuso domestico a quem Joe também tenta proteger.

Aqui percebemos que Joe reescreve sua própria história a sua maneira a medida que se relaciona com pessoas que de alguma forma possibilitem que ele dê um desfecho diferente ao qual vivenciou com sua mãe.

Para realizar isso ele traz pequenos traços narcísicos, obsessão e como veremos a frente uma incapacidade de aceitar a realidade, criando então seu paraíso pessoal.



Na terceira temporada ele se vê no espelho pela primeira vez eu diria, isso acontece porque Love tem características parecidas com Joe.

Relembrando: Ela mata uma pessoa pra proteger seu irmão, também mata Candace pra proteger o próprio Joe, ou seja ela tem esse instinto tão claro quanto nosso vilão, mas com uma pitada de descontrole.

Lidar com o espelho não é algo tão simples assim, se na segunda temporada a raiz do problema aparece, na terceira Joe é confrontado pelo que realmente é ao observar sua amada esposa Love.

É claro que ia dar ruim né, os dois literalmente iam se matar se Joe fosse tão descontrolado quanto a Love, ele sobrevive pela capacidade de planejar.

Agora perceba...

Joe tem necessidade de proteger alguém, possivelmente para compensar a negligencia que viveu, mas Love precisava de proteção?

Será por isso que ele perdeu o interesse?


Na quarta temporada a gente tem a surpresa... sobre algo que estava minimamente sendo anunciado desde o começo.

Joe cria mentalmente um alterego que é capaz de praticar crimes sem que seu EU real sinta culpa por isso.

EITAAAA.

Isso é semelhante ao que acontece na série Cavaleiro da Lua e até mesmo em Psicose e Motel Bates. (Recomendo que assistam, são muito boas).

Parece que um instinto animalesco o dominou não é mesmo, já no fim da temporada vemos algo bastante significativo, Joe tenta suicídio se jogando na água... 

A água é o elemento das emoções e Joe cai lá dentro lutando conta seu alterego, após retornar do mundo dos mortos percebemos quem ganhou a batalha, afinal ele sem qualquer remorso incrimina Nadia pelo morte de seu namorado.

Ao que parece ao se ver em Love nosso vilão já rompe com a realidade, afinal ele que tinha como meta proteger as pessoas que amava deixou pra trás seu próprio filho.

Aqui ele se torna um psicopata?

Bem,  Joe viveu um conflito entre seu ego e sua realidade externa e provavelmente criou um mundo pra si que lhe causasse menos sofrimento se integrando ao seu alterego Rys, então não, isso não faz dele um psicopata, talvez um psicótico assim como Normam Bates em psicose.

É importante ressaltar aqui que YOU é uma série de 2018 e que mesmo tendo acabado de ver a 4º temporada eu não teria condições de lembrar de todos os detalhes de cada temporada para fazer uma análise mais aprofundada, porém é interessante que ao observar alguns pontos os quais trouxe para este post já podemos ter uma noção daquilo que virá por ai na 5º temporada delimitando inclusive quem será o protagonista dela, Joe ou Rys?

Agora K entre nós, lembro-me de ter estranhado um pouco a primeira temporada, inclusive disse no post que não sabia definir ainda como me sentia a respeito da série, mas hoje eu sei.

YOU é uma série de complexidade e tem um modelo narrativo que eu gosto bastante, é inteligente no que diz respeito aos personagens especialmente ao Joe que não me espanta ter conquistado o coração dos telespectadores.

Ainda com relação a isso preciso dizer que "romantizar" um criminoso como muitos dizem por ai seria horrível do ponto de vista social, mas na série você observa o Joe não pelos assassinatos e sim pelo que levou ele a cometer tais atrocidades, mostrando pra quem assiste sua humanidade e por isso a empatia.

Coisa que não acontece por exemplo nos telejornais que animalizam o máximo possível o criminoso para que seja odiado pela sociedade.

Digo com isso que precisamos refletir a respeito.

Mas e ai você gostou de VOCÊ?

Quais suas percepções a respeito?



PS: Eu estou a pouco mais de 3 meses de concluir minha formação em psicanálise, sou formada em pedagogia e terapeuta complementar e aproveitando essas linhas de conhecimento me dispus a olhar analiticamente para a vida do pequeno Joe Goldberg, com isso preciso deixar claro que este post NÃO tem a intenção em formar diagnóstico e muito menos ser o detentor da verdade absoluta, propõe apenas uma reflexão a respeito de uma discussão proposta em torno de um personagem fictício. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad